Cidadezinhas medievais da Espanha parte 2: Salamanca e Toledo.

Alcazar de Toledo

Alcazar de Toledo

Dando continuação aos posts da Espanha (é o ultimo finalmente). Hoje vou falar de Salamanca e de Toledo.

Salamanca é famosa pela sua universidade. Dizem que é a mais antiga da Europa, mas eu já ouvi tanto esse papo sobre tantas universidades que eu nem acredito mais haha

A cidade é linda e DOURADA. Tudo naquele lugar tem um brilho dourado maravilhoso.

Salamanca, a cidade dourada.

Salamanca, a cidade dourada.

Além disso a cidade é muito movimentada, cheia de estudantes bêbados e barulhentos nas ruas. Pra mim isso cortou um pouco da graça da cidade, mas muita gente gosta de Salamanca justamente por isso. Acho justo. Realmente tem muitas festas lá. Tem festa até nas ruas.

Quando chegamos em Salamanca já estávamos MUITO cansados, então não curtimos tudo o que a cidade tinha pra oferecer. Bem na semana em que ficamos por lá, estava tendo o festival de férias de Salamanca. Além disso nosso Hostel ficava EXATAMENTE do lado da Plaza Mayor. Por um lado foi legal porque da janela do Hostel deu pra ver umas marchinhas e coisas assim, mas por outro foi chato porque além do barulho de madrugada, a Plaza Mayor estava toda tomada por palcos, equipamentos de som e luz, então não deu pra ver o quão bonita ela era. Acabou que nem fotografei.

Espanholas dançando na marchinha debaixo da janela do Hostel.

Espanholas dançando na marchinha debaixo da janela do Hostel.

De qualquer forma fiquei triste por não ter tido tanta energia pra apreciar melhor a cidade, pois pensando bem ela é realmente maravilhosa!

Algo turístico que estava no mapa mas que eu não sei o que é. Em Salamanca.

Algo turístico que estava no mapa mas que eu não sei o que é. Em Salamanca.

Catedral de Salamanca photoshopada até a ultima gota.

Catedral de Salamanca photoshopada até a ultima gota.

A cidade é ainda mais maravilhosa de noite. Todas suas construções douradas ficam iluminadas. Eu fui retardada e tirei pouquíssimas fotos em Salamanca. Me arrependi agora =/

Portão da Universidade antiga

Portão da Universidade antiga

Catedral vista de noite!

Catedral vista de noite!

Depois de Salamanca fomos para Toledo.

Eu estava SUPER ansiosa para is pra Toledo, primeiro porque a cidade é linda e segundo porque eu finalmente iria provar o tal do Marzipan. Pra quem não sabe Marzipan é um doce feito de Amendoas e é super citado por qualquer pessoa com mais de 30 anos quando querem falar de qualquer coisa que parece massinha “parece assim um marzipazinho” dizem. Além disso essas pessoas também se referem ao marzipan como algo maravilhoso e celestial. Toledo tem um Marzipan super famoso. Comprei um super caro só pra provar. Parecia promissor. Achei horrível e tem gosto de cereja, que nem qualquer outra coisa nojenta de amêndoa, como Macaroon (que eu odiei). Bom, essa é minha opinião, mas quem gosta de amêndoa (eca) iria amar o treco.

Chegamos na cidade de trem bala (uhul) e a estação da cidade é simplesmente maravilhosa. Fomos a pé da estação até a parte de dentro das muralhas, acho que eu desidratei aquele dia. Passei muito mal com o calor e a secura. De qualquer forma, achei a cidade linda, as muralhas são lindas e a entrada é linda. Tudo lindo!

Entrada da cidade. Toledo

Entrada da cidade. Toledo

Os dois pontos principais da cidade são o Alcazár e a Catedral.

A Catedral é umas coisa gigante e muito rica. Meus pais disseram que foi a catedral mais impressionante que eles já foram. Me convenceram de ir. Paguei fucking 8 euros pra Igreja Católica. Foram os 8 euros mais arrependidos da minha vida. Realmente a Catedral é enorme, CHEIA de ouro, estátuas enoooormes de jesus feitas de marfim, coroas de santas cravadas em rubis e diamantes, quadros de artistas como Caravaggio e El Greco (tudo muito mal exibido, pura ostentação). Era tanta ostentação, tanto ouro e pedras preciosas frutos de escravidão alheia, tanto marfin feito de chifre de elefante… tudo aquilo me deu muito nojo. Não quero desrespeitar ninguém e nem entrar em nenhuma discussão sobre o império bizarro da igreja católica, mas não posso deixar de dizer que tudo isso me deixou muito enojada e saí daquela igreja mais desacreditada do que nunca nas instituições religiosas. E ainda dei 8 euros pra eles.

Apenas um pedacinho de uma parede da Catedral. Foto mal tirada, só tô postando para ilustrar.

Apenas um pedacinho de uma parede da Catedral. Foto mal tirada, só tô postando para ilustrar.

Desculpem pelo desabafo, mas é que eu fico muito revoltada com essas coisas.

Além da Catedral, Toledo também exibe um Alcazár enooorme. Eu não cheguei a entrar, mas por fora também é lindo. O Hostel em que estávamos tinha um terraço com uma vista incrível para o Alcazár.

Alcazar de Toledo. Vista do terraço do Hostel.

Alcazar de Toledo. Vista do terraço do Hostel.

Além do Marzipan, a cidade também é muito famosa pelas jóias. As jóias de Toledo são produzidas com uma técnica que chama ouro Damasquinado. As jóias produzidas lá são mais caras, mas as que vem da China (jóias de Toledo da China, que coisa, não?) são bem baratinhas. Eu já tinha dois anéis de Toledo, Um que ganhei da minha vó e outro que ganhei do meu pai. Dessa vez comprei mais um. Paguei 4 euros.

Ouro damasquinado de Toledo.

Ouro damasquinado de Toledo.

Além dos pontos turísticos, a cidade toda é muito linda. Igual todas as outras que eu fui na Espanha, você se perde andando pelas ruazinhas chamosas. Cada canto é lindo e especial.

Ruazinhas apertadinhas de Toledo.

Ruazinhas apertadinhas de Toledo.

Foi isso meu mochilão na Espanha. Eu não entro muito em atrações pagas pois tenho um orçamento muito pequeno para essas viagens, mas deu pra perceber que realmente não precisa ficar pagando para entrar em quase nada para aproveitar esse país maravilhoso e dourado!

Pra quem ainda não viu, eu fiz um videozinho tosco com todas as fotos do mochilão. Dá uma olhada lá!

É isso. Beijos da Tosca!

Leave a comment